terça-feira, 30 de junho de 2009

Escala de ph ou pê agá do latim Phudeus Homis (homem f...(eio))

Desespero e ódio entre os estudantes, a Escala de pH ou Pê Agá é um tipo de medida invetada por alguns psicopatas cientistas para saber se uma substância é ácida, básica, molhada, complicada ou neutra. Foi plagiada criada por acaso na Austrália por um aluno dinamarquês com instrumentos americanos e matéria-prima brasileira para ser usada na Escócia e medir a propriedade de um determinado líquido. Atualmente sabe-se que essa medida era interessada ao escoceses, pois um uísque com pH básico é pior do que um uísque com pH neutro ou ácido.
Tudo começou quando faltavam uns minutos para o intervalo entre as aulas nessa universidade australiana. O estudante estava na aula de química mexendo com líquidos e repentinamente bateu uma fome. Com pressa, pegou o lanche e derrubou o repolho roxo no líquido (meio ácido). Após a explosão ocorrida, reparou que o líquido mudava de cor. Quando foi escovar os dentes, percebeu que a cor dos restos do indicador, que ficou nos dentes (ele comeu o lanche mesmo depois que o mesmo tinha caído no líquido), mudava novamente (meio básico).
E como tinha certo domínio em ácido e base, concluiu que tinha algo relacionado entre o lanche, a pasta de dentes, a cor e toda aquelas coisas. Convidou mais alguns colegas para fazerem troca-troca estudar o ocorrido e chegaram na Escala de pH.

A Escala de pH
A medida do pH é dividida em cerca de 14 (quatorze) unidades arbitrárias, correspondendo ao pH 0 (zero) uma solução concentrada de ácido altamente corrosivo (ácido sulfúrico, ácido clorídrico), o pH 7 a uma solução neutra de água a 25°C e o pH 14 a uma solução concentrada de uma base altamente corrosiva (Hidróxido de sódio, Hidróxido de potássio). Os valores correspondentes aproximados de outras substâncias importantes (ou não) estão no quadro lá em baixo

Indicadores ácido-base
Indicadores ácido-base são outros métodos de calcular se uma coisa é ácida ou básica. Pode ser qualquer coisa, contanto que você saiba usar. Abaixo uma lista de objetos, como funciona e como calcular.

Repolho Roxo
O Repolho é um dos melhores indicadores pois funciona na maioria das vezes. O Roxo em contato com outras substâncias muda de cor. Isso mesmo! Muda de cor. Não só serve com líquidos mas também com sólidos e até gasosos.
Se você pegar um repolho que seja roxo e jogar em um ácido, o repolho vai sumir mudar de cor. De roxo ficará vermelho. Agora se jogar em uma base, ficará verde. Se você o jogar na água, ficará roxo. Jogando o repolho no chefe, ficará vermelho e depois a coisa ficará preta. Experimente também jogar em outras pessoas substâncias.

Dedo
Isso mesmo que você leu. O dedo funciona como um indicador ácido-base. Foi descoberta por um funcionário de uma universidade a propriedade indicadora do dedo. Esse funcionário havia deixado um copo de pinga51 perto de outros três copos: Um de água, um com uma base e outro com um ácido. Esse companheiro não sabia qual era qual pois todos líquidos eram transparentes e pareciam água, porém estava louco para se embebedar. Tomada a coragem, colocou o dedo no primeiro copo. Esperou um pouco e tirou o dedo. Notou que não acontecia nada e deduziu que era a água.
Pôs o dedo no copo seguinte e percebeu que sentia o dedo diferente. Deduziu que era a base. Colocou o dedo no terceiro copo e o sentiu fervendo. Colocou o dedo no último copo e quando tirou, ficou sem dedo. Deduzindo que o terceiro era o ácido, pegou o último copo e virou em um só gole.

Fenolftaleína
Esse indicador é racista, já que só muda de cor perante bases. Nos ácidos ele fica incolor como água, de forma que não presta pra nada. Mas quando é jogano numa base, sai do armário assume uma cor rosa bem carácterística, o que prova a capacidade das bases de dar elétrons com gosto.

Tornassol
Apesar do nome esquisito, não é um remédio (não confundir com Tylenol). Esse indicador é o verdadeiro vira-casaca, já que muda de cor quando cai num ácido e troca de novo quando cai numa base. O tornassol muda para a cor vermelha quando está em meio ácido e muda para azul quando está em meio básico, o que prova as tentativas de disfarce desse indicador para não ser corroído atacado pela substância, no entanto, em vão.

Seguem a baixo alguns valores de PH, clique na imagem e veja de perto.



Fonte;http://desciclo.pedia.ws/wiki/Escala_de_pH

0 Comments: